Apresentado por Hari Govinda Das.

[OgAAAC5ujPmRfaqdxt7GqX7FQCJjmVjZA-nOCstQb6bwqRgdilT7MraldBAMyuAPcwg8tyRV-aU609Pxu2NgT5rqF1kAm1T1UMcVSp-FXDxxh2FZyC53CY-3qvLx+cópia.jpg]



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Descrição da Era de Kali-yuga segundo o Linga Purana.

.


.

A evolução do mundo é submetida a ciclos.Em varias ocasiões a humanidade e o conjunto das espécies vegetais e animais conheceram sua infância, sua idade áurea,seu declínio e sua destruição.Cada um desses ciclos é dividido em quatro períodos denominados yugas.



O primeiro período é a idade do Ouro ou idade da Verdade ou Satya-yuga, durante a qual o homem é sábio, busca a auto realização , esta em harmonia com a natureza e o cosmo, busca pelo Divino. O segundo período é a Idade da Prata, o treta –yuga, idade dos três fogos ou dos ritos, O terceiro é o do Bronze, ou Dwapara- yuga, ou idade da indecisão, e o ultimo período e a Era de ferro ou Kali-yuga, ou idade dos conflitos.





Neste ultimo período, no qual nos encontramos a humanidade trabalha para sua própria destruição. A palavra kali significa conflito , querela, e não tem nada a ver com a deusa Kali ou a potencia do tempo , da morte.



Durante a Kali yuga , a desordem no equilíbrio natural , na sociedade e seus valores fundamentais vai aumentando num ritmo cada vez mais acelerado,que anuncia o fim do ciclo e a destruição quase que total da humanidade (pralaya) ,fim que não estaria muito longe.



A supremacia do homem sobre o mundo terrestre e a destruição gradual por ele das outras espécies vivas provocam a vingança ou castigo de Shiva, manifestada pela loucura que inspira áqueles que se opõem a ordem natural da vida, loucura evidente no comportamento da humanidade moderna, formada por massas inconscientes conduzidas por dirigentes irresponsaveis e maléficos.



Mergulhados nos recônditos da ignorância e pensando- Somos pessoas sabias e instruídas, esses loucos, expostos a mil males erram em aventuras como cegos conduzindo por um cego-( Mundaka Upanishad-I cap2.8).



Nesta Era de Kali, os homens da raça de ferro , não cessarão nem durante o dia de sofrer as fadigas e miserias, nem durante a noite de serem consumidos pelas duras angustias que lhes enviarão os deuses. O pai então não parecera com o filho, nem o filho com o pai, o hospede já não será querido por seu anfitrião, o amigo pelo amigo, o irmão pelo irmão,como era antes.Assim que ficarem velhos os pais receberão só desprezo dos filhos, esses se expressarão com palavras rudes a seus pais,os filhos sequer experimentarão o temor dos céus, aos velhos que o alimentarão recusarão alimentos.



Nenhum valor terá a promessa, o justo, o bem, será ao artesão de crimes, ao homem todo desmedido que dedicaram seus respeitos,, o único direito será a forca, já não haverá consciência. O covarde atacara o bravo com palavras tortuosas, que apoiara com um falsa promessa. Aos passos de todos os miseráveis humanos estarão ligadas a inveja, a linguagem amarga, a face rancorosa, que se comprazem com o mal.



No Linga Purana descreve os homens de Kali yuga como atormentados pela inveja, irritáveis, sectários, indiferentes ás conseguencias de seus atos. São ameaçados pela doença, pela fome, pelo medo e terríveis calamidades naturais. Seus desejos são mal orientados, seu saber utilizados para fins maléficos, são desonestos, muitos perecerão. A casta dos nobres e dos agricultores declinam, a classe operaria durante a era de Kali pretende governar e dividir com os letrados o saber, as refericoes, as cadeiras e as camas. Os chefes de estado são em sua maioria de origem inferior, são ditadores e tiranos.



Matam os fetos e os heróis, os trabalhadores querem assumir papeis intelectuais, os intelectuais o papel dos trabalhadores,, os ladrões tornam se reis e os reis ladroes, as mulheres virtuosa são raras, a promiscuidade propaga se , a estabilidade e o equilíbrio das castas e das idades desaparecem, a terra não produz quase nada em certos lugares e muito em outros, os poderosos se apropriam- se dos bens públicos e deixam de proteger o povo,, cientistas de origem inferior serão honrados como brâmanes( sábios ) e entregam a pessoas que não são dignas os segredos perigosos das ciências, os mestres avilvam se vendendo o saber, muitos refugiam se numa vida errante, por volta do fim da kali yuga o numero de mulheres aumenta e dos homens diminui.



Na Kali yuga os animais se tornam violentos, o numero de vacas diminui muito, os homens de bem retiram- se da vida publica, haverá comida já cozida sendo vendida em praça publica, os sacramentos e a religião também estará a venda .



A chuva é errática, os comerciantes desonestos, as pessoas que mendigam ou procuram por empregos são cada vez mais numerosos, não haverá aquele que não empregue uma linguagem grosseira, que mantenha sua palavra, que não seja invejoso e fofoqueiro, pessoas sem moralidade iram pregar virtudes a outras, a censura reinara, associações criminosas forma-se nas cidades e nos paises, faltara água assim como furtas e vegetais. Os homens perderão os sentidos de valores, sofrerão de dores, usaram cabelos revoltos, no decorrer de Kali yuga as pessoas nascerão mas terão esperanças de vida que só será de dezesseis anos, as pessoas terão invejas das roupas dos outros, os ladrões roubarão os ladrões, muitos se tornarão letárgicos e inativos, as doenças contagiosas, os ratos e as serpentes atormentarão os homens, homens sofrendo de fome e medo encontrar se ao nas cercanias e portões de varias cidades.



Ninguém vivera mais a duração normal da vida, que é de oitenta anos, os ritos perecerão nas mãos de homens sem virtudes, pessoas praticando rituais transviados espalhar –se ao por toda a parte, pessoas não- qualificadas estudarão os textos sagrados e torna se ao supostos peritos, os homens matar se ao uns aos outros e matarão também as crianças, as mulheres e as vacas, os sábios serão condenados á morte.



Entretanto alguns poderão alcançar a perfeição em muito pouco tempo, excelentes devotos, com sinceridade continuarão a praticar a fé e os caminhos da devoção,( Linga purana-II-cap-39-42-49).



A Kali yuga é num certo sentido um período previlegiado, os primeiros homens ( satya yuga) ainda próximos do divino eram sábios, mas os últimos homens os de Kali yuga, ao se aproximarem da morte, aproximam-se tambem do principio em que tudo volta ao seu fim. No meio das decadência moral, das injustiças, das guerras, dos conflitos sociais que caracterizam a era de Kali, o contato com o divino pela via descendente é cada vez mais fácil.





Os méritos adquiridos em um ano de Treta yuga podem ser obtidos em um mês de Dwapara yuga, e em um dia na Kali yuga ( Rudra samhita).



No final de Kali yuga o justiceiro nascera na dinastia da Lua, seu nome será Pramiti, ele comecara sua campanha com trinta e tres anos, e continuara por durante quarenta anos, massacrara milhões de homens, os homens matar se ao entre si e a anarquia será completa, o medo reinara por toda a parte, todos desconfiarao de todos os homens irão se alimentar de vinho, carnes, raízes e frutas, os raros sobreviventes no final de Kali yuga estarão em um estado deploravel, e em seu desespero começarão a refletir , Será então que repentinamente aparecera a nova idade de ouro. O sobreviventes das quatro castas serão a semente de uma humanidade nova. ( Linga Purana II-cap-39-46-55).



Há outras descrições no Rudra Samhita que diz- O fim do mundo atual será provocado por um fogo submarino ( kalagni), surgido de uma explosão semelhante a de um vulcão denominado Vadara mukha, que consumira a água que os rio trouxeram para o oceano. A água transbordara do oceano e inundara toda a terra,o mundo inteiro ficara submerso.



Segundo alguns especialistas em energia atômica, uma explosão nuclear a uma certa profundidade no oceano poderia provocar uma reação em cadeia que decomporia a água do mar, trata se entretanto do fim do ciclo atual da vida terrestre. A destruicao não será total.



Após esse dilúvio uma nova Era do Ouro ou Satya yuga renascera, o fim do universo ainda não esta perto, ainda sete vezes a humanidade devera nascer e morrer, no final dos tempos, a matéria ira se reabsorver pelo processo inverso daquele pelo qual surgiu, em seguida á explosão primordial. Nada nem matéria, nem deuses, nem almas restarão neste plano mortal.



O Rudra Samhita acrescenta- quando o universo chega ao fim, tudo o que existe móvel ou imóvel dissolve-se, tudo mergulha na escuridão, já não há sol, nem estreles, nem planetas, já não há lua, nada separa o dia da noite, já não há fogo, nem vento, nem água, nem terra. Já não há principio manifesto, o espaço apresenta –se vazio de todo o elemento energético, já não existe bem, nem mal, nem som, nem tato, nem odores, nem cores, nem gosto. As direções do espaço já não são marcadas, a escuridão é tão densa que não pode ser furada por uma agulha.



No capitulo seis do Rudra Samhita termina...



...neste estado incompreensível para o espírito que não pode ser expresso por palavras, não pode ter nem nome nem cor, não é sutil nem denso, nem grande nem pequeno, nem leve, nem pesado, já não existe nem crescimento , nem declínio, nem começo nem fim.....



Durante a Era de Kali, o grande Shiva, o pacificador, azul- escuro, revelar se a sob uma forma dissimulada para restabelecer a justiça, e aqueles que forem a seu encontro receberam a graça divina.
Om namah Shivaya!

Um comentário:

  1. Legal, meu amigo. Obrigado por dividir a informação. Aproveitemos o momento, tá 'barbada' evoluir nesses tempos de Kali!

    Hare, Krishna!!

    ResponderExcluir