Apresentado por Hari Govinda Das.

[OgAAAC5ujPmRfaqdxt7GqX7FQCJjmVjZA-nOCstQb6bwqRgdilT7MraldBAMyuAPcwg8tyRV-aU609Pxu2NgT5rqF1kAm1T1UMcVSp-FXDxxh2FZyC53CY-3qvLx+cópia.jpg]



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Elementos de historia.

.



A Índia graça a seu sistema social, permitiu ás diversas raças humanas coexistirem e subsistirem em seu território, sem se destruírem ou se misturarem, mantendo, em larga escala , suas instituições e suas culturas.É por essa razão que encontramos na Índia grupos humanos, sociedades , religiões atualmente minoritários, que em outros lugares foram destruídos ou assimilados por grupos mais poderosos.



Encontramos na Índia sob forma viva , os ritos, os símbolos , as crenças de religiões , cuja existência em outros lugares só conhecemos através de vestígios arqueológicos e alusões literárias. Na Índia podemos reviver e compreender as vezes de maneira quase integral os ritos e as crenças que pertenceram ao mundo mediteraneo e ao Oriente Médio na antiguidade.



Alem das características físicas é possível reconhecer os grupos étnicos da Índia também por sua família lingüística, sendo que os principais correspondem aproximadamente a três grandes épocas do desenvolvimento das civilizações paleolítica, neolítica e moderna. Essas famílias linguisticas estão representadas na Índia pelas línguas munda, dravidicas e arianas. Esses grupos humanos e os elementos étnicos, lingüísticos, religiosos, sociais que lhes são característicos representam , de fato etapas de uma evolução particular da espécie humana, as quais não são necessariamente sinônimo de progresso.



Encontramos traços deles por toda parte, as vezes apenas no que chamamos de vestígios pré- históricos, as grandes famílias raciais e lingüísticas da Índia podem, portanto ser uma chave para a compreensão das culturas desaparecidas em outros lugares.



O sistema tão depreciado das castas( varnashrama) permitiu a sobrevivência dos povos mais diversos, dos menos agressivos, dos menos dotados para a civilização industrial. Nas sociedades ditas democráticas , os mais fracos são infalivelmente despojados , destruídos, culturalmente aniquilados . Presenciamos no passar dos templos o genocídio dos pigmeis e aborigenes da Austrália, assim como nos dias modernos da invasão do Tibet pela China.



Em alguns séculos muitos povos da América perderam sua cultura, sua religião,muitas vezes sua própria língua e até a lembrança de sua historia.As tragédias da historia são as invasões devastadoras , as revoluções culturais, apoiando -se sempre em novoa cultos. O comunismo é, nesse sentido um culto, assim como no cristianismo ou o islamismo. Os grupos humanos mais bárbaros e menos evoluídos massacram, em nome de ideologias freqüentemente rudimentares,os detentores do saber, queimam as bibliotecas, e destroem os monumentos. Nada mais resta da prodigiosa cidade do México que os primeiros conquistadores espanhóis descreveram como a mais bela do mundo. Quer se trate de invasores externos ou de revoluções internas, os resultados são os mesmos, muitas vezes são necessários séculos para que sejam recuperados alguns restos da herança perdida.



Os adivasis( ou primeiros ocupantes) falam línguas munda, formam um dos grandes grupos raciais e lingüísticos ao lado dos dravidianos, e dos arianos, segundo fontes históricas a raça mais arcaica que tenha sobrevivido, um povo novo de pele morena e cabelos lisos, que fala uma língua aglutinante, aparece na Índia, entre os povos munda durante o neolítico.



Esse povo e sua religião o Shivaismo iriam representar um papel fundamental na historia da humanidade. A origem deste povo que denominamos dravidianos é obscura. Segundo a tradição teria vindo de um continente , tragado pelo mar, situado a sudoeste da Índia. Esse mito faz pensar no mito de Atlântida. Não é possível que outras ramificações do mesmo povo tenham chegado á áfrica e aos Mediterrâneo, daí a dificuldade em atribuir com certeza um lugar de origem á revelação do Shivaismo.



A língua e a cultura dravidianas que ainda hoje são as das populações do sul da Índia , parecem ter estendido sua influencia da Índia ao Mediteraneo, antes das invasões arianas. Em vários paises do oriente médio e mesmo na Europa encontramos a influencia do período dravidiniano na cultura e religiões locais. No continente indiano os centros de cultura dravidianas pré- arianas que deixaram vestígios arqueológicos importantes encontram-se principalmente no vale do Indo, atual paquistão, em particular em Mohenjo- daro e Harappa.



A imigração dos povos nômades arianos- erroneamente chamados indo- europeus- que deixaram as regiões que atualmente compõem a união soviética , por razoes provavelmente climáticas e inavadiram em levas sucessivas a Índia, o oriente médio e a Europa, iria representar um papel consideravel na historia da humanidade.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário