Apresentado por Hari Govinda Das.

[OgAAAC5ujPmRfaqdxt7GqX7FQCJjmVjZA-nOCstQb6bwqRgdilT7MraldBAMyuAPcwg8tyRV-aU609Pxu2NgT5rqF1kAm1T1UMcVSp-FXDxxh2FZyC53CY-3qvLx+cópia.jpg]



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Senhor da Yoga

.



Os métodos de yoga provem do Shivaismo pré-histórico, Shiva é o senhor da yoga,os metodos de yoga implicam um conhecimento ate hoje não- igualados das estruturas do ser humano, dos laços que unem o físico e a mente dos poderes latentes do homem e das técnicas que permitem desenvolve- los e utiliza- los para fins de conhecimento, que vão do mundo físico ao mundo supranatural.



Foi atraves dos métodos de yoga que os sábios da índia antiga aprenderam a ultrapassar os limites dos sentidos, a sair das dimensões do espaço e a perceber as estruturas do infinitamente pequeno( paramatma), como também do infinitamente grande ( brahman), a descrever objetos e continentes longínquos , a estabelecer contato co os mundos invisíveis ( sidhas) , e desenvolver as aptidões do homem, a controlar seus mecanismos vitais, e a utilizar suas energias vitais para obter realizacoes tanto materiais como espirituais e as superações das barreiras da vida para chegar finalmente á identificação com o divino.



A yoga tem como fundamento as correspondências analógico- místicas entre o macrocosmo e microcosmo. No corpo estam presentes e agem todos os poderes que se manifestam e operam no mundo, - Mais longe que o mais longínquo, ele esta bem mais perto no corpo, para os seres iluminados ele esta na caviade do coração. ( mundaka upanishad-III-i-7).



Pela instrospeccao o yogue descobre em seu próprio corpo a existencia de certos centros ligados as faculdades sutis.Esses centros são chamados de engrenagens ou cackras ou lótus padma. Desses centros partem aterias sutis nadis, que os ligam aos centros de percepção do pensamento e da cosnciencia, que se encontram eventualmente no cérebro.



O conjunto de nadis parte de um centro, o Muladhara- raiz, que corresponde ao aspecto material da criação, ao principio terra- privitti ta, bn hm m ngf

Nenhum comentário:

Postar um comentário