Apresentado por Hari Govinda Das.

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segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brahmacarya -Errante na Imensidão.

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A viagem é sempre um símbolo da experiência iniciatória,denomina-se brahmacari um aprendiz ou um monge errante que busca adquirir o saber e o conhecimento e que para isso deve renunciar por um certo tempo a todas as preocupações materiais e mendigar seu alimento.



Na primeira parte da vida todo homem deve consagrar -se essencialmente ao estudo,depois disso deve praticar a vagueação e passar pelas provas de iniciação. Só em seguida poderá participar da vida social e se desejar casar-se.



Para ser liberado , deve-se satisfazer os sábios pelo estudo, em seguida aos deuses pelos sacrifícios e no final os ancestrais engendrando filhos ( Shiva Purana-II_12-32).



No momento de renunciar ao mundo o candidato a vagueacao deve convidar dois sacerdotes , lavar-lhes os pés, oferecer –lhes comida, dar-lhes roupas e dinheiro. Levando apenas uma tanga um cordão sagrado e um bastão, assim como os assessórios dos rituais de oferenda , deve se retirar se para o beira do mar, para uma montanha pó para perto de um rio onde se efetuara os rituais.( Shiva Purana-85-90)



O homem que procura alcançar o conhecimento deve de preferencia viver na floresta( vanaprastha) livre de qualquer preocupação material. Deve buscar para si um mestre qualificado e fazer tudo para agrada-lo e servi-l0, este estando satisfeito com o devoto lhe ministrará os ensinamentos ( Shiva Purana-32-33)



Os monges também são chamados de sannyasis, ( aquele que dedica todo seu ser a busca do Divino) e se não for errante pode retirar se para a floresta. Graças a yoga , ele aprende a linguagem dos animais, e estes vem a ele sem medo, obedecem-lhe e seguem seus ensinamentos. As vezes encontra se esses ascetas nus nas florestas da Índia central, outros as vezes se retiram para os porões ou celas nas montanhas. Jamais vêem alguém, alimentam se de frutas e raízes, em alguns casos fieis levam-lhes comida, deixando a certa distancia.



Hoje em dia emprega –se com freqüência a palavra brahmacari com o significado de casto, ou celibe, mas a castidade é uma noção ambígua, nenhum homem é casto, já que de uma maneira ou outra emite perioticamente seu semen, nem que seja dormindo. O que é proibido aos sannyasis e brahmacaris não são as praticas sexuais, mas sim os vínculos e particularmente os atos reprodutores que , por suas conseguencias o ligam a sociedade, privando-os assim de sua liberdade (Shiva pradoska strotam)



Os brahmacaris e os sannyasis não devem ter ligação que implique nos risco de concepção, mas devem ser economicos em seu sêmen, consagrando-o aos estudos e dedicação ao divino. Por outro lado em certos rituais é um brahmacari ou um sannyasi que devem unir -se ritualmente a uma padmini ou devadasi. A palavra brahmacari corresponde mais ou mesnos s bacharel, a idéia de castidade não esta necessariamente implicada. Shiva com freqüência é representado sob a forma de um brahmacari, de um jovem asceta errante, cuja aparência perturba todos os seres e inspira-lhes desejo.

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